Construa o seu modelo de negócio com a mentalidade de oferecer experiências e não produtos ou serviços.

Muitos modelos de negócio estão surgindo com esse objetivo. A Amazon dedica todos os seus esforços a melhorar a experiência de compra e produziram até um aparelho para isso, o Kindle, que existe para que você possa consumir livros de um jeito mais simples e direto, integrado à plataforma de compra. O Airbnb surge para oferecer uma experiência de viagem que leva em conta muito mais do que uma cama confortável ou um lugar para se hospedar. Além de visitar um local, a marca incentiva que você se relacione com seu anfitrião – um profundo conhecedor do lugar que está visitando. Outro exemplo: a Uber reduziu o tempo de espera para você ir de um lugar para o outro e criou, com a promessa de simplicidade e conforto, uma alternativa para os táxis, o que obrigou toda a categoria a se reinventar.

Toda empresa precisa construir experiências para seus usuários, entendendo como fazer parte de suas vidas. Mas somente isso não é suficiente. Cuidar da experiência é fundamental, mas é importante fazer isso alinhando a estratégia de marca e de comunicação. Se a estratégia de marca é a responsável pela definição da personalidade, do comportamento da sua organização por meio de atributos e valores únicos, a comunicação dá conta da história que você vai contar para atrair clientes, reforçando a personalidade construída.

Então saiba que a experiência alinhada à estratégia de Branding traz um impacto positivo para o negócio.

E você, está pronto para construir experiências relevantes, memoráveis e únicas para seus usuários? Comece entendendo quem você é, como você fala e o que você faz para isso.